• Atendimento : (11) 3090-0331

Benefícios do complexo de Glucosamina e Condroitina

Benefícios do complexo de Glucosamina e Condroitina

Benefícios do complexo de Glucosamina e Condroitina

A Glucosamina e a Condroitina são duas substâncias que fazem parte da composição do líquido sinovial, líquido presente nas articulações que contém todos os nutrientes necessários para a nutrição e manutenção da cartilagem. Ao longo da vida, ocorre o envelhecimento natural das articulações e uma inevitável sobrecarga exercida sobre elas, isso faz com que o tecido cartilaginoso torne-se mais frágil e perca algumas de suas propriedades.

A Glucosamina é um nutriente essencial para a saúde das articulações com capacidade de estimular a produção de proteínas do crescimento da cartilagem. Muitas vezes a produção natural de glucosamina pelo corpo é insuficiente para a suprir necessidade de reparação da cartilagem, pois o desgaste da cartilagem ocorre num ritmo maior do que o corpo consegue produzir glucosamina, entra então o papel da suplementação. Já a condroitina é um carboidrato que faz parte da composição do líquido sinovial e tem capacidade antinflmatória podendo inibir a produção de enzimas que destroem a cartilagem.

*A nível dietético, é possível obter glucosamina com o consumo de mariscos em grande quantidade, principal fonte de onde é extraída a glucosamina para ser vendida na forma de suplemento.

Benefícios da Glucosamina e Condroitina:

  • Lubrificar e hidratar as articulações
  • Nutrir, proteger e restaurar as articulações
  • Impedir a progressão da degeneração das articulações

Indicação

A suplementação desses compostos é indicada para pessoas que querem prevenir ou tratar dores articulares, juntos eles agem fortalecendo a cartilagem, os tendões e os ligamentos. Dores articulares são causadas geralmente devido:

  • Ao excesso de gordura corporal de um individuo
  • Doenças como artrite/artrose
  • Excesso de sobrecarga
  • Movimentos realizados de maneira incorreta e/ou
  • Tendência genética, entre outros

Estudos apontam que pacientes com quadro avançado de doenças degenerativas, quando fazem o uso de Condroitina e Glucosamina, podem se beneficiar com a diminuição de dores, porém, é pouco provável que com apenas a suplementação irão obter resultados clinicamente relevantes. Por outro lado, pessoas que não apresentam doenças já instaladas e em quadro avançado podem desfrutar dos benefícios da suplementação de Glucosamina e Condroitina.

Efeitos Colaterais

Dentro das doses recomendadas, não são conhecidos efeitos colaterais graves resultantes da suplementação. Indivíduos com algum tipo de alergia ao marisco, devem prestar atenção caso ocorra algum tipo de reação e ter cautela ao suplementar, uma vez que a extração vem do marisco. Embora há um estudo sugerindo que indivíduos com alergia ao marisco podem se dar bem com esse tipo de suplementação. Se ocorrer algum tipo de reação alérgica é recomendado que pare imediatamente de tomar o suplemento. Hoje no mercado existem opções de suplementos de glucosamina (Glucosamina HCI) que não contem ingredientes de origem animal, o que pode ser uma outra opção de suplementação.

*Lembrando que é indispensável consultar seu médico e/ou nutricionista antes de fazer o uso de suplementação, apenas desta maneira será possível saber a dose necessária e o tipo de suplemento ideal para você.

Referências

  • Wandel, S. et. al., Effects of glucosamine, chondroitin, or placebo in patients with osteoarthritis of hip or knee: network meta-analysis, BMJ. 2010 Sep 16;341:c4675
  • Anderson, J. & Nicolosi, R. & Borzelleca, J., Glucosamine effects in humans: a review of effects on glucose metabolism, side effects, safety considerations and efficacy, Food Chem Toxicol. 2005 Feb;43(2):187-201
  • Gray, H. & Hutcheson, P. & Slavin, R., Is glucosamine safe in patients with seafood allergy?, J Allergy Clin Immunol. 2004 Aug;114(2):459-60

1 Comentário

  • Renato Lovato

    Postado em 14/05/2015 às 15:08

    Depois que eu passei a tomar glucosamina eu nunca mais senti dores nos joelhos ao subir ou descer escada, se eu soubesse já tinha começado a tomar antes.